Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Antropologia

"...O que se sabe sobre o habitante mais antigo do território que mais tarde seria chamado de África do Sul vem de teorias de antropólogos, que o chamam de hominídeo, precursor de espécies mais evoluídas como o homo habilus, homo erectus e homo sapiens. Em 1947, fósseis de hominídeos de três milhões de anos de idade foram descobertos nas cavernas Sterkenfontein Caves, perto de Krugersdorf, a oeste de Joanesburgo.
O homem moderno apareceu no cenário há três mil anos. O povo africano Khoisan, que vivia na região norte de Botsuana, abriu mão da caça para criar gado, atividade que os outros africanos já estavam aprendendo. Eles chamavam a si mesmos de Khoikhoi, o significa homens dos homens, e se referiam aos que permaneceram caçadores como San. Não havia fronteiras naquela época e os dois grupos, Khoikhoi e San, povoaram as terras..."  (
http://www.africadosul.org.br/historia.html#britanicos

"...Em 2008, pesquisadores encontraram ossos de um adolescente e de uma mulher, que pertenceriam a indivíduos de uma espécie até então desconhecida, batizada como Australopithecus sediba. Os esqueletos dos Sediba estavam na África do Sul e teriam pouco menos de dois milhões de anos..." (http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/lucy-ardi-toumai-outros-esqueletos-que-contam-historia-da-humanidade-10055939)
 
 
Sediba. A descoberta da espécie, na África do Sul, é uma das mais importantes da história da antropologia AFP/Alexander Joe/08-04-2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário